Foi demitido e não recebeu nada? Saiba o que fazer se não pagaram suas verbas rescisórias e você ainda estava sem registro

Foi dispensado e não recebeu nada? Nem registro em carteira? Entenda seus direitos

Você trabalhou, se dedicou, e quando chegou a hora da rescisão… nada de pagamento. Para piorar, você nem tinha registro em carteira. Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitos trabalhadores no Brasil, especialmente em áreas com alta informalidade.

Mas não se preocupe: a legislação trabalhista protege o trabalhador, mesmo nos casos de ausência de registro. Neste artigo, você vai entender seus direitos e o que fazer para garantir o que é seu por lei.


💼 O que são verbas rescisórias — e por que elas são tão importantes?

As verbas rescisórias são os valores que o trabalhador tem direito a receber quando o contrato de trabalho chega ao fim. Elas variam conforme o tipo de desligamento, mas sempre representam uma rede de proteção para o período de transição.

Se você foi demitido sem justa causa, tem direito a:

  • ✅ Saldo de salário dos dias trabalhados;

  • ✅ Férias vencidas e proporcionais + 1/3 constitucional;

  • ✅ 13º salário proporcional;

  • ✅ Aviso prévio (indenizado ou trabalhado);

  • ✅ FGTS + multa de 40%;

  • ✅ Guias para o seguro-desemprego (se preencher os requisitos).

Esses valores são garantias legais para ajudar o trabalhador até encontrar uma nova oportunidade.


📝 Trabalhou sem registro? Você ainda tem direitos!

Sim! A falta de registro na carteira NÃO elimina seus direitos — e pode, inclusive, gerar penalidades extras para o empregador.

Se você:

  • Prestava serviços de forma contínua;

  • Recebia salário;

  • Cumpria horários;

  • E estava subordinado a um chefe…

… então provavelmente existe vínculo empregatício. E isso pode (e deve) ser reconhecido pela Justiça do Trabalho.

Com o reconhecimento, a empresa será obrigada a:

  • Anotar o vínculo retroativamente na sua carteira;

  • Pagar férias, 13º, FGTS e demais direitos;

  • Quitar as verbas rescisórias corretamente;

  • Pagar multa pelo atraso na rescisão.

⏳ E quando o empregador não paga nada?

A empresa tem até 10 dias após o fim do contrato para efetuar o pagamento das verbas rescisórias.

Se isso não acontecer, o trabalhador pode (e deve) acionar a Justiça, solicitando:

  • Reconhecimento do vínculo, caso não tenha registro;

  • Pagamento de todas as verbas devidas;

  • Multa rescisória equivalente a um salário;

  • Eventual indenização por danos.


📌 Dicas práticas: como garantir seus direitos

  1. Reúna provas: mensagens, e-mails, prints, testemunhas, fotos, recibos. Tudo conta.

  2. Guarde seus registros: extratos bancários, anotações de jornada, registros de presença no trabalho.

  3. Procure um advogado trabalhista: com orientação técnica, as chances de sucesso são muito maiores.

  4. Não perca tempo: o prazo para entrar com ação é de até 2 anos após o fim do contrato.

No nosso escritório, já auxiliamos diversos trabalhadores nessa mesma situação. Cada história é única, mas o sentimento é o mesmo: injustiça e frustração. E tudo começa a mudar no momento em que você decide agir.


⚖️ Conclusão

Ser demitido já é difícil. Mas ser dispensado sem receber nada e sem ter o vínculo formalizado é inaceitável. A boa notícia é que a Justiça do Trabalho existe exatamente para proteger o trabalhador.

Se você está vivendo essa situação, não espere mais.
Procure um advogado de confiança e corra atrás do que é seu por direito.

Estamos aqui para te ajudar nessa caminhada.

Dr. Ailton Macedo, advogado, inscrito na OAB/SP sob n. 337.744. Formado pela instituição de ensino UNIP– Universidade Paulista de Araraquara. Atuante nas Áreas Trabalhista, Previdenciário, Civil e Bancário, e desde o segundo semestre do curso de Graduação ( 2008).